Como Planejar um Intercâmbio

Desde que criei o blog recebo ao menos uma mensagem por dia aqui nos comentários, na página do blog no Facebook ou e-mails de pessoas que desejam fazer um intercâmbio, mas que não sabem por onde começar a pesquisa e como planejar a viagem. Então, para tirar as dúvidas de quem tá morrendo de vontade de colocar a mochila nas costas e sair para explorar um outro país, hoje vou fazer um post completo com todo o meu processo antes de chegar ao Canadá e as dicas mais importantes para você aproveite ao máximo a experiência de estudar fora.  Vamos lá… 


Defina as suas metas e depois o destino

primeiro passo para quem deseja fazer um intercâmbio é definir quais são as metas a serem alcançadas no outro país. Você quer ir apenas para aprender uma outra língua? Você também deseja trabalhar? Pretende fazer um outro curso além do de idiomas? 

O objetivo do seu intercâmbio vai influenciar muito na escolha do destino. Isso porque nem sempre aquela cidade que você sonhava morar vai ser a melhor opção quando você colocar as suas metas na balança.  

Escolha uma agência confiável

Leia bastante, pesquise e não tenha vergonha de fazer mil perguntas
 

Após definir o objetivo da sua viagem, procure uma agência que tenha boas referências. 

Quando eu decidi fazer um intercâmbio, ainda não havia escolhido o país no qual eu iria morar. Visitei dezenas de agências em Salvador e até que numa dessas minhas visitas, eu conheci a Thais Pinheiro, que atualmente é Diretora da ETC Intercâmbio Salvador localizada na capital baiana e em outras três capitais brasileiras: Belo Horizonte, São Paulo e Vitória (ES). 

A Thais foi uma fada madrinha em todo o meu processo de intercâmbio. Foi ela quem me convenceu de que Toronto seria uma ótima opção, pois ela já havia morado aqui. E eu tenho certeza que não poderia ter escolhido um lugar melhor e mais a minha cara do que Toronto. Obrigada, Thais!

 

Thais, diretora da ETC Intercâmbio
 

Ela tirou todas as minhas dúvidas e sempre foi super paciente. É por isso que criar uma relação de confiança com a pessoa que está organizando o seu processo de intercâmbio é fundamental. Eu enviava uma média de cinco e-mails semanais para a Thais e ela me ajudou bastante mesmo quando eu já havia chegado aqui em Toronto. 

ETC Intercâmbio existe desde 2006 e não só a Thais, mas toda a equipe da agência sabe muuuuuito sobre intercâmbio. A agência irá te apresentar diversos orçamentos para escolas diferentes e dará todas as informações necessárias. 

Quanto custa?

Os custos de um intercâmbio para quem vai estudar uma outra língua incluem: curso de idiomas + seguro de saúde obrigatório + taxas da escola e da agência + taxas do visto + acomodação + passagem aérea. Ufa! Não vou listar cada valor, pois eu fiz tudo isso há três anos e os preços já mudaram. Esses são os gastos que você terá antes de sair do Brasil e a forma de pagamento pode variar de parcelamento no boleto, cheque, cartão ou à vista. 

Por conta dos altos custos e da demora em algumas etapas como marcar entrevistas para vistos (quando necessário), consultas médicas e reunir toda a documentação, eu sempre aconselho as pessoas a planejarem um intercâmbio com no mínimo 6 meses de antecedência, mas hoje é possível programar seu intercâmbio com 1 ano de antecedência, assim aqueles que não puderem pagar à vista podem começar a parcelar bem antes e viajar com tudo quitado. Dessa forma você  acaba pagando menos (levando em consideração que os valores e a moeda estrangeira podem subir) e evita algumas dores de cabeça. Já pensou se o visto for negado? Com antecedência, dá para reaplicar ou tentar uma outra alternativa. 

É importante também verificar os bancos disponíveis no seu destino. E se você for receber dinheiro dos seus familiares enquanto estiver viajando, pesquise qual é a melhor opção. Eu coloquei o meu dinheiro em um cartão de crédito pré-pago. 

Se você deseja cursar um College ou Universidade no Canadá, os valores serão outros e o planejamento é ainda maior. 

Moradia 

 

Peça referências sobre o bairro, proximidade dos meios de transporte públicos e segurança
 

A agência vai te dar a opção de um mês ou o período completo de acomodação na casa de uma família, chamado de homestayVocê tem direito a um quarto – algumas vezes compartilhado com outro estudante – , e as refeições podem ser duas ou três, vai depender da sua escolha. Pode ser que você tenha problemas com a família. Eu tive muita sorte! Mas tenho vários amigos que passaram por situações inusitadas. Caso algo desagradável aconteça, você tem o direito de ir para outra homestay. A agência de intercâmbio vai te passar todas essas informações e a escola vai te encaminhar para uma outra casa depois de analisar a sua reclamação. Se você escolher ficar na homestay por um mês, após esse período terá que achar um apartamento para dividir com outras pessoas. 

Eu sempre sugiro que a pessoa venha com dois meses de homestay pagos, porque um mês passa muito rápido e achar um lugar para morar não é tão fácil quanto parece. Eu quase surtei e só achei outro lugar uns três dias antes do meu contrato com a homestay acabar. 

Se você tiver algum conhecido no país de destino, peça ajuda na hora de achar sites confiáveis para buscar por moradia. 

Uma dica importante: evite morar com outros brasileiros logo no início do seu intercâmbio. É um erro muito comum dos estudantes. Você vai acabar falando português o tempo inteiro e, como consequência, o seu nível de inglês não vai melhorar tão rápido. Não tenha medo ou receio de dividir casa com pessoas de outras nacionalidades, lembre-se que fazer intercâmbio é também conhecer mais sobre outras culturas e aprender a respeitar as diferenças. E tenha paciência. 

Depois da parte burocrática, é hora de arrumar as malas 

Você já escolheu o seu destino, já achou uma agência de confiança, resolveu a parte burocrática de vistos, exames médicos e pagamentos, agora é hora de passar horas e horas sonhando acordado e ….arrumar as malas! Eu comecei a arrumar as minhas malas um mês antes do meu embarque. Trouxe duas, já que eu ficaria por um ano. Fiz várias pesquisas sobre o clima de Toronto e descobri que aqui fazia muuuuito calor durante o verão, então eu já vim preparada. Não deixe de trazer os remédios que você está acostumado a tomar. Lembre-se de estar com a receita em mãos na hora da viagem, caso você esteja portando remédios controlados. 

Não caia na besteira de levar pouquíssimas roupas para comprar tudo quando chegar lá. Traga roupas suficientes para não precisar se preocupar em gastar. Economize a grana para fazer viagens nos finais de semana e explorar ao máximo cada cantinho da cidade em que estiver morando.

Além das roupas, sapatos e remédios essenciais, não esqueça de levar na mala três peças de independência, dois pares de coragem e muita, muita curiosidade. Vale lembrar que os seguintes itens não são permitidos pela alfândega: preconceito, intolerância e o desrespeito ao próximo. Ah, frescuras só se forem doses pequenas, porque você vai acabar deixando-as para trás.

Um comentário sobre “Como Planejar um Intercâmbio

  1. Renato

    Muito legal as informações e como planejar um intercâmbio no Canadá. Eu vou participar de um intercãmbio em Toronto com hospedagem,alimentação e atividades de lazer e optei por isto também. Eu vou tomar um curso de inglês em Toronto em 6 meses e espero que o meu intercâmbio seja maravilhoso. Através de muitas pesquisas, descobri que a melhor maneira de aprender o idiomas é fazendo um curso de inglês no Canadá. Eu vou estudar em uma escola no centro de Toronto chamada Sprachcaffe e passo também a dica de onde eu vou estudar http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/toronto/main.htm

Deixe um comentário