Setembro Amarelo

Há quem chame de frescura. Ou diga que a pessoa tá tentando chamar a atenção. O adolescente tá fugindo das responsabilidades. E tem sempre o que fala “mas fulano tem tudo na vida! Não deveria ter depressão”. Infelizmente, ainda não damos a devida importância às doenças mentais.

Somos uma geração ansiosa, digitalmente estimulada, mas carente de habilidades socioemocionais.

Chamamos o depressivo de preguiçoso, o bipolar de louco, o esquizofrênico de…vixe, melhor sair de perto!

Uma geração que gosta de opinar, de agredir e de julgar sem medir as consequências. Temos medo de admitir que precisamos de ajuda. Temos pavor de sermos rotulados emocionalmente instáveis, loucos, problemáticos. Colocamos os problemas debaixo do tapete, um dia tudo passa…

Nem sempre vai passar. Nem sempre o Yoga, a meditação, os vídeos daquele coach motivacional no Youtube serão suficientes. Doenças mentais DEVEM ser levadas a sério.

A depressão nem sempre está estampada na cara de quem a carrega. Não é frescura, preguiça e não basta “pensar positivo para ficar bem”. Não adianta falar que “você tem tudo que precisa” ou que “fulano tem uma vida mais ferrada do que a sua e é feliz”. Depressão é um machucado na alma.

Convivo desde criança com pessoas que sofriam/sofrem de distúrbios de saúde mental. Leio muito sobre o assunto e fico atenta aos meus sinais e aos daqueles que estão ao meu redor.

Há poucos dias, vi num relatório da OMS que o Brasil é o país mais deprimido da América Latina. Somos também o povo mais ansioso do MUNDO. Enquanto os índices de suicídio caíram em outros países, a taxa entre adolescentes brasileiros aumentou em 24% nos últimos anos. 😔

Observe aqueles que estão ao seu redor. Dê amor, atenção, carinho e respeito. Acolha e escute ativamente. Mas, lembre-se que a pessoa deve ser acompanhada por um profissional qualificado. O dever de curar não é seu e você jamais deve se sentir culpado por não conseguir ajudar alguém que rejeita ajuda.

Você pode se despir de julgamentos e oferecer a sua empatia. E esses já são dois remédios importantes para ajudar quem precisa de um curativo na alma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s